segunda-feira, 21 de julho de 2008

Jovens surdos promovem, em São Paulo, seu primeiro encontro nacional






Jovens surdos promovem, em São Paulo, seu primeiro encontro nacional


Com o objetivo de formar novos líderes, expandir o conhecimento e melhorar a inclusão social dos surdos em todo país, acontece entre 16 e 20 de julho, em São Paulo, o I Encontro Nacional de Jovens Surdos. O evento reúne cerca de 140 jovens surdos, com idades entre 15 e 29 anos, de todas as regiões do Brasil.

Os jovens surdos se mobilizam e promovem, em São Paulo, seu primeiro encontro nacional para ampliar sua participação na sociedade e valorizar a cidadania. O foco são as necessidades desta parcela da população, que segundo Rodrigo Machado, 25 anos, que é de Caxias do Sul (RS) e um dos coordenadores do evento, representam 5 milhões de brasileiros. A outra coordenadora do encontro é a paulistana Claudia Hayakawa, 23.

Entre os temas que serão abordados nos quatro dias de encontro estão o empoderamento, empreendedorismo, liderança, acessibilidade e comunicação, esporte, cultura, entre outros. Destaque para as apresentações artísticas e a experiência da jovem Renata Heinzelmann (Porto Alegre/RS) que esteve no IV Acampamento Mundial de Jovens Surdos, que aconteceu em Segovia, na Espanha, em 2007.

A abertura do I Encontro Nacional de Jovens Surdos aconteceu hoje e contou com a presença da presidente nacional da FENEIS, Karin Strobel, do diretor regional da FENEIS em São Paulo, Neivaldo Zovico (ambos à direita de Mara Gabrilli na foto ao lado), da vereadora Mara Gabrilli, da coordenadora Estadual da Juventude, Mariana Montoro Jens, da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella e da presidente do Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência, Márcia Gore.

Mara Gabrilli agradeceu à comunidade surda pelas informações que sempre lhe passaram sobre suas necessidades e afirmou ter muito orgulho de sua primeira Lei aprovada como vereadora, que é dirigida aos surdos e surdocegos. “Vocês, surdos, sempre me forneceram informações valiosas e sempre os tive como meus parceiros na luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. A Lei 14.441, de junho de 2007, obriga a Prefeitura de São Paulo a criar e estruturar a Central de intérpretes da Libras e guias-intérpretes para surdocegos. Já cobrei sua implantação pela Prefeitura e me informaram que já foram comparadas mais de 400 webcans e, que em setembro, ela já deverá estar em funcionamento”, contou Mara Gabrilli.

“O avanço da tecnologia veio para nos ajudar e podem fazer avançar a inclusão das pessoas com deficiência em todos os âmbitos sociais. Na educação e no trabalho principalmente. A idéia da Central de Libras é justamente se aproveitar da tecnologia e fazer a tradução português/ Libras por meio de webcans e ampliar o alcance do serviço em todos os locais de serviços municipais: subprefeituras, unidades de básicas de saúde, telecentros, entre outros. Este novo serviço vai permitir que os surdos sejam recebido com mais dignidade quando buscarem informações e atendimento nos órgãos públicos”, explicou a vereadora.

Mara ainda contou sobre sua segunda Lei aprovada (14.671/08) que cria o Programa Municipal de Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física e Auditiva e oferece reabilitação física e auditiva em todas as 31 subprefeituras da capital. “Essa lei é muito importante porque consolida um serviço que leva reabilitação para todas as regiões da cidade, desafogando os grandes centros e democratizando uma área que é fundamental para a qualidade de vida das pessoas com deficiência", afirma a vereadora Mara Gabrilli.

O primeiro Encontro de Jovens Surdos ocorreu há dois anos em Porto Alegre (RS). Foi neste encontro que foi decidido a realização do primeiro encontro nacional. Em junho, para ampliar a abrangência das ações no Norte e Nordeste, foi realizado o Primeiro Encontro de Jovens Surdos do Nordeste, em Fortaleza (CE). Vanessa Vidal, que é Miss Ceará, Miss Brasil Beleza Internacional e Instrutora de LIBRAS, participou do encontro em Fortaleza e também está em São Paulo no encontro nacional. Vanessa foi entrevistada por Mara Gabrilli, no início de junho, no programa Derrubando Barreiras da rádio Eldorado AM.

O I Encontro Nacional de Jovens Surdos é uma realização da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) Regional São Paulo em conjunto com a comissão organizadora, e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude.

Nas duas fotos, os jovens surdos cantam o Hino Nacional em Libras.

Saiba mais sobre as leis de Mara Gabrilli
http://vereadoramaragabrilli.com.br/modules/news/article.php?storyid=15
http://vereadoramaragabrilli.com.br/modules/news/article.php?storyid=75

I Encontro Nacional de Jovens Surdos
De 16 a 20 de julho
Local: Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo - Avenida Ipiranga, 1267 – 3º andar
Saiba mais em: http://www.jovenssurdos.org.br/enjs/index.php

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial