quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Muito além dos sentidos - Messias

Muito além dos sentidos
Uma lembrança sobre tecnologia : A Microsoft para surdos.
Lembro o primeiro menino surdo e a sua dificuldade sem tecnologia, E sem sonhos... Então foram surgindo metodologias com criatividades, que deixavam a cada momento se criar a tecnologia do desejo. Microsoft: que influência brilhante... é um programa necessário para quem é pobre e para quem é rico para toda a comunidade surda. A principal influência é a aprendizagem das línguas... Quando eu era menino, tinha dificuldades e momentos de lágrimas, Mas tinha semente no meu coração que insistia em brilhar A tecnologia realizou o meu desejo de mudança E permitiu muitas conquistas na minha vida. A realidade brilha e chora pelo caminho Mas, com ela, vai crescendo as conquistas e verdades Aprimorando a tecnologia com as mãos que falam e se desenvolvem estabelecendo os pilares da educação e a educação do coração. Caminhos são influências que nos mostram as razões para mudar. Procurei-te a minha vida inteira para então realizar o sonho A tecnologia com as mãos falam mais e faz mais fácil o sorrir. Ofereço carinho, amor e agradeço a influência dos que contribuem
para tornar mais afetiva a comunidade surda, Que aprendam com a tecnologia, se desenvolvam e cresçam para melhor, De forma brilhante, sem lágrimas e sem dor Sou pura paixão para a tecnologia que me ajuda a viver, a ser e crescer com o mundo Acredito que é possível avançar nas conquistas Abraçar os direitos, a sabedoria e os valores culturais dos surdos que tanto amamos. Messias Ramos Costa
O cenário brasileiro atual demonstra um movimento em direção à aceitação da inclusão social, onde todas as pessoas passam a dividir a cena, relacionando-se nos mesmos espaços sociais. Dentre um desses espaços, há a escola.
Desde 09 de janeiro de 2001, foi firmada a lei na qual a educação especial deverá ser realizada em uma das três formas: participação nas classes comuns, escola especial ou sala especial, esta última defendida por alguém que entende do assunto e é um exemplo de vida.
Messias Ramos Costa, 28 anos, de Brasília (DF), é uma pessoa com surdez. Não ouve e fala com dificuldade, mas isso não significa que ele não consiga se comunicar. Muito pelo contrário: Messias encontrou na Libras (Língua Brasileira de Sinais) um caminho para conseguir aprender e ensinar.
O prestativo rapaz não se contentou com a sua primeira formação, o magistério. Cursou a Pedagogia, fez pós-graduação em Língua de Sinais Brasileira e, atualmente, cursa sua segunda graduação: Licenciatura em Letras-Libras.
Hoje é diretor da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos - FENEIS - filial do Distrito Federal e, no segundo semestre de 2007, foi o primeiro professor surdo contratado como professor de Libras, no departamento de Letras da Universidade de Brasília.
Mas para conquistar o reconhecimento da comunidade surda e ter a admiração dos ouvintes que o conhecem, Messias enfrentou muitos desafios, como por exemplo, a dificuldade de aprendizado e o preconceito que existe em relação às pessoas que não ouvem. A infância de Messias foi muito difícil devido à dificuldade em se relacionar com a família, amigos e professores.

Somente por meio do Programa Sua Escola a 2000 Por Hora, em parceria com a Microsoft foi que o rapaz pôde ver novos horizontes. Dentro do programa desenvolveu o projeto Copisurdos (Complementação Pedagógico Informatizada para Surdos) que tinha como objetivo melhorar o uso da tecnologia pelos alunos com necessidades especiais e motivá-los a aprender cada vez mais.
"O conhecimento que adquiri com o uso do computador é a coisa mais importante na minha vida. Antes faltava metodologia eficaz de ensino dirigida ao surdo. Eu participava das aulas preparadas para ouvintes e não conseguia compreender o que o professor ensinava "- conta Messias.
O dedicado rapaz acredita que é necessário haver maior respeito às diversas formas de linguagem e que a educação deve ser direcionada às necessidades de cada aprendiz. "As crianças surdas recebem conhecimento na comunicação que utiliza a língua de sinais, assim como as crianças ouvintes recebem por meio da palavra - explica.
Complementa ainda explicando o porquê da falta de sucesso brasileira na educação especial. "É necessária uma mudança profissional em relação ao professor. Sinto falta de metodologia especializada e os professores ainda não sabem como ensinar para surdos. É preciso mais prática em Libras e mais habilidade na preparação de metodologias".
O uso de Libras, para alunos com surdez promove maior desenvolvimento e representa grande possibilidade de conquista, pois favorece a aprendizagem daqueles que não podem contar com a palavra como recurso de comunicação.
A professora Sandra Patrícia de Faria sempre acreditou no potencial do rapaz. Ela conta que as dificuldades só serviram de desafios para Messias e que ele nunca se deixou abater. "Após três meses envolvido na comunidade surda, despontava naquele jovem, um outro ser, agora, falante de uma língua, a Libras, e com grande sede de aprender! Daí para diante, Messias só cresceu!".

Atualmente, Messias também colabora no Programa Sua Escola a 2000 Por Hora, resultado da parceria da Microsoft e o Instituto Ayrton Senna. O programa conta ainda com outras 56 parceiras em todo o Brasil e tem como desafio proporcionar interação significativa com os ouvintes, para que estes aprendam a conviver com as pessoas com necessidades especiais.
Messias, mesmo tendo passado por muitas situações difíceis, não perde a esperança e acredita que ainda há muito a mudar. "Hoje, acredito que todos são capazes de vencer independente de ter ou não uma deficiência. Não somos piores ou melhores, somos apenas diferentes. Espero que, no futuro, os direitos dos surdos sejam respeitados de verdade e que sejamos mais presentes na sociedade!"
Reportagem: Joana Mendes Fotos: Arquivo pessoal

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